SEMANA DA QUALIDADE: CTA ENALTECE O CONTRIBUTO DA CERTIFICAÇĂO NA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Embora a certificação seja o caminho para o acesso a novos mercados, persistem muitos desafios que as empresas moçambicanas têm de ultrapassar, sobretudo ligados aos custos do processo, o acesso a informação, bem como os procedimentos para a certificação.

Falando na 1a Conferência Nacional da Qualidade, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, garantiu que a CTA vai continuar com as acções de apoio às empresas no âmbito da certificação, com vista a responder a um dos principais constrangimentos que afecta o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas.

Para responder a estes desafios, e num contexto que se pretende uma maior inserção das empresas nacionais nos mercados globais, bem como na perspectiva de alargar continuamente o aproveitamento das oportunidades que emergem do advento da indústria do Oil&Gas, a CTA lançou, em 2019, o Programa Nacional de Certificação Empresarial PRONACER, em parceria com a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN), e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

No âmbito do PRONACER, 100 empresas beneficiaram de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócios com as multi-nacionais, tendo, no processo de triagem passado 25, das quais 20 empresas nas cadeias de carvão, petróleo e gás natural receberam auditorias externas para certificação. Deste universo, oito empresas receberam a certificação no âmbito do PRONACER, e este ano serão entregues às restastes 12 empresas.

Adicionalmente, no contexto da implementação do projecto + Emprego, levado a cabo com o Instituto de Camões, com financiamento da União Europeia, e ao abrigo da segunda fase do PRONACER, a CTA vai apoiar na certificação de mais 15 empresas da província de Cabo Delgado.
Ainda no âmbito do projecto +Emprego, em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade de Portugal, estão a ser desencadeadas acções de formação de forma a potenciar os Auditores Internos da Qualidade das PME’s com ferramentas que facilitem o processo de implementação e monitorização de Sistemas de Gestão da Qualidade, e capacitá-los com os meios e competências para realizar auditorias internas a sistemas de gestão.
Ainda com o Projecto +Emprego, a CTA vai lançar o III Ciclo do PRONACER com o apoio à certificação especializada para 10 PME’s moçambicanas.

Com o Banco Africano de Desenvolvimento, a CTA está a implementar o projecto de fortalecimento de capacidades produtiva das PME’s do sector do agro-negócio da zona norte, que já beneficiou 100 PME’s, estando, actualmente, na segunda fase de capacitações, abrangendo outras 100 PMEs.

Para além da certificação, embalagem, rotulagem e melhoria da competitividade das PME’s, sua participação no comércio regional e continental, está prevista a atribuição de uma subvenção para o processo de transformação digital de 12 PME’s beneficiarias do projecto.