SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE CONTEÚDO LOCAL: CTA APRESENTA AO MIREME O PROJECTO DE ÍNDICE DE CONTEÚDO LOCAL

CTA apresentou o seu projecto de Índice de Conteúdo Local (ICL) ao MIREME – Ministério dos Recursos Minerais e Energia. A informação sobre o conteúdo local em Moçambique não está sistematizada e pretende-se com ICL a sistematização e geração de incentivo para que, tanto as grandes empresas, assim como as PMEs se engajem na maximização do conteúdo local. O MIREME propôs que haja uma harmonização com o trabalho já em curso no Instituto Nacional de Petróleos (INP), tendo se ficado por se iniciar a interação com o INP nesse sentido.

Seguidamente, o MIREME apresentou um breve balanço do desempenho do conteúdo local na Área 1. Recorde-se que tinha sido acordado com a Área 1 o gasto de USD 2,5 mil milhões para empresas registadas em Moçambique, dos quais USD 1,1 mil milhões para empresas detidas por moçambicanos. Desde que iniciou, apenas 29% do valor foi gasto o que se considera bastante baixo, quando comparado com os valores das empresas registadas em Moçambique que é quase 100%.
Assim, é preciso encontrar uma estratégia de como acelerar a realização de despesa em benefício das PMEs moçambicanas e faltam 3 anos.

Este ano, far-se-á a actualização do plano de conteúdo local da TOTAL. Esta constituirá uma oportunidade para se encontrar acções adicionais na busca de maximização do conteúdo local.
Acordou-se retomar as reuniões regulares interrompidas devido a força maior. Estas reuniões permitiam um diálogo e que as decisões sobre a participação nacional nos projectos fosse cada vez mais informada.