SOAVES, Lda beneficia do Fundo de Emergência para a Reabilitação e Expansão de Negócios (FEREN)

61

A SOAVES, Lda, empresa da província de Manica que opera no sector agro-pecuário, é a primeira beneficiária do FEREN na província de Manica, tendo recebido, na última quinta-feira, cinco milhões de Meticais para expansão do negócios e aquisição de equipamento para a fábrica de ração danificada pelo ciclone.

A entrega formal do financiamento a SOAVES, Lda teve lugar na última quinta-feira no distrito de Gondola, província de Manica . A empresa opera numa área de 7.5hectares, com uma capacidade de produção de 40.000 aves/ciclo, e emprega 50 trabalhador dos quais, 10 são sazonais.
O FEREN destina-se a financiar as actividades de assistência técnica e financeira a Pequenas e Médias Empresas, cujos negócios tenham sido afectados pelos ciclones Idai e Kenneth e dentro da região definida no Programa de Emergência do Governo.
Este Fundo, engloba duas linhas de financiamento distintas, nomeadamente (i) Linha de Recuperação; e (ii) Linha de Expansão.
Para além da SOAVES, empresa do sector avícola a operar na província de Manica, em Sofala foram financiadas outras duas empresas, nomeadamente, UNIPESCA, Lda, do sector de pesca, processamento e comercialização, no valor de 1.500.000 Mt para recuperação, e a Agro Ana, Lda, dedicada a produção e comercialização de cana-de-açúcar, no valor de 1.500.000 Mt também para recuperação. Já na província de Cabo Delgado, beneficiou-se do FEREN, Betuel Gilberto Matabele do sector de agricultura no valor de 1.500.000 Mt para recuperação.