SOFALA E ZAMBÉZIA REGISTARAM MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS NO I TRIMESTRE DE 2022

Embora o Índice de Robustez Empresarial (IRE) tenha registado uma redução à escala nacional, as províncias de Sofala e Zambézia registaram melhorias significativas, passando o top 5 das províncias com melhor desempenho.

O IRE de Sofala subiu de 31.6% para 25.2 %, o que faz com que a província passe da décima para sexta posição no ranking provincial. Contribuiram para este nível de desempenho, a retoma da circulação ferro portuária de passageiros da Beira para a sede do distrito de Marromeu, e o lançamento da primeira janela das subvenções de recuperação das empresas afectadas pelo Ciclone IDAI.

No sentido contrário, encontram-se as províncias de Cabo Delgado e Inhambane.

O IRE de Inhambane caiu significativamente de 31.6% para 25%, o que faz com que a província passe da segunda para sétima posição no ranking provincial. Contribuiram para esta redução, o agravamento do preço de operações dos transportes de carga causado pela subida do preço dos combustíveis e do custo de manutenções e a introdução de novas portagens, o que criou aumento do custo diário de 950 Mt para 4750 Mt entre o IV trimestre de 2021 e o I trimestre de 2022. O sector de Turismo, dominante na província de Inhambane, apresentou uma maior queda no I trimestre devido essencialmente ao efeito sazonal – época baixa.