TRATA-SE DO ISO 9001:2015 E ISO 45001:2018: SMART MULTISERVIÇOS investe nas certificações de Qualidade e de Segurança e Saúde no Trabalho

187

A empresa SMART MULTISERVIÇOS, LDA recebeu, na última sexta-feira 11 de Setembro, do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), duas certificações, nomeadamente: ISO 9001:2015 – uma norma internacional que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a sua implementação, e ISO 45001:2018 – que certifica os Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Para o efeito, a empresa investiu cerca de 40 mil dólares americanos.

Segundo Mahomed Aslam Abdul Gafar, CEO da SMART MULTISERVIÇOS, LDA, o processo de certificação foi longo, tendo durado cerca de um ano e seguiu todas as recomendações da auditoria externa e independente e dos técnicos do INNOQ.
O processo iniciou a 13 de Setembro de 2019, em Pemba, quando a empresa assinou um Memorando de Entendimento com a TOTAL, ENERGY WORKS e INNOQ, onde foram selecionadas as primeiras 10 empresas de Cabo Delgado que iriam se beneficiar de certificação.
Com estas certificações (ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018), a SMART MULTISERVICOS, LDA é, assim, reconhecida como uma empresa da linha da frente em Moçambique, juntando-se às poucas certificadas no País. Em entrevista a “CTA Newsletter”, Mahomed Aslam não escondeu a satisfação e referiu que estas certificações representam um grande orgulho para a empresa, pelo facto de ter nascido em Cabo Delgado, por ser 100% Moçambicana e por poder demonstrar que reúne todas as condições para enfrentar desafios mais altos como os projectos de Oil & Gas.
O objectivo das normas é garantir que os serviços da empresa sejam prestados de modo padronizado e consistente, em respeito às especificações aprovadas, sendo que, a adopção destas normas traz diversas vantagens para a empresa, certificando a organização, a produtividade e a credibilidade.

“Encorajamos todas as empresas nacionais a participarem neste processo de certificação e, também, encorajamos as empresas que estão a investir nos grandes projectos a tomarem em consideração o potencial das empresas nacionais, pois acreditamos que temos capacidade para participar na cadeia de suprimentos”.

Com sede em Pemba, Cabo Delgado, a SMART MULTISERVICOS, LDA existe há 5 anos e dedica-se à venda de equipamentos de proteção individual (PPE), máquinas pesadas e, também, ao fornecimento a empresas de catering.
Iniciou as suas operações em Balama, na maior mina de Grafite do Mundo, tendo, depois, se expandido para Tete, Afungi, Nacala, Nampula, Maputo e, recentemente, assinou o primeiro contrato internacional em Oman.
Com filiais em Maputo e Tete, e filiais de suporte em Johanesburgo e Dubai, a empresa conta, actualmente, com aproximadamente 80 trabalhadores e possui uma frota própria de 15 camiões.
Questionado sobre o maior desafio que a empresa enfrenta face a COVID-19, Mahomed Aslam apontou problemas de logística, onde tem estado a enfrentar grandes atrasos na entrega dos produtos aos clientes.