UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (CMM E CTA): Mercado Municipal de Frango e Magumba pronto até 30 de Agosto

O Projecto de construção do Mercado Municipal de Frango e Magumba na Praia de Costa do Sol, numa parceria público-privada entre o Conselho Municipal de Maputo e a CTA, deverá estar pronto e entregue aos membros da Associação dos Vendedores de Frango e Magumba até 30 de Agosto do ano em curso.

Passados cerca de 6 meses de execução das actividades da instalação do Mercado, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, o Conselho Municipal de Maputo e parceiros visitaram as obras, tendo constatado que, apesar dos atrasos, as mesmas encontram-se num elevado estágio de desenvolvimento, estando em curso os trabalhos de colocação definitiva dos contentores transformados em quiosques. Todos foram preparados com tintas específicas da CIN para prevenir a corrosão das superfícies que podem ocorrer devido às águas salinas do mar e irão receber os isolamentos térmicos no interior para criar ambientes agradáveis para as utentes dos mesmos. O Mercado Municipal de Frango é um projecto que nasce da parceria público-privada entre a CTA, o CMM e a cooperativa ambiental REPENSAR e tem como finalidade a re-funcionalização das actividades de preparação e venda de frango ao longo da praia de Costa do Sol.
Uma iniciativa enquadrada no âmbito de melhoria das condições de higiene relacionada com esta actividade, pretende-se com o novo mercado, a ser introduzido em uma zona nobre da cidade de Maputo, criar postos de emprego para mais de 209 vendedoras que anteriormente efectuavam as suas actividades ao relento e com baixas condições de higiene e salubridade.
No total, são 36 módulos de contentores a serem readaptados de modo a responderem às novas necessidades de quiosques para venda de frango na praia de Costa do Sol.
Para a operacionalização do projecto, foram mobilizados fundos para investimentos que obedecem as questões ambientais, sanitárias e paisagísticas e que asseguram maior beleza do local e da cidade de Maputo, acima de tudo, a preservação da saúde pública.