UNIÃO EUROPEIA LIDERA INVESTIMENTOS EM ÁFRICA

A União Europeia lidera o nível de investimentos e trocas comerciais em África, tendo em 2021 o volume de investimentos atingido 160 mil milhões de Euros e em termos de trocas comerciais ascendeu 163 mil milhões de Euros.
No encontro, que CTA manteve com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, no qual esteve presente a EuroCam – Associação dos Empresários Europeus em Moçambique, destacou-se a necessidade de o sector privado valorizar e explorar o Acordo de Parceria Económica SADC – EU que, até ao momento, ainda não produziu os resultados que eram esperados. A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), também, constitui uma grande oportunidade para aumentar a cooperação com a UE.
Para o Global Gateway Fórum de Investimentos Moçambique-União Europeia, a realizar-se em Novembro, em Maputo, está confirmada a participação da Comissária da União Europeia para Energia, que representa um compromisso da UE no fortalecimento da cooperação com Moçambique. Actualmente, uma das abordagens da UE é o green growth, com enfoque no crescimento tendo em conta as questões climáticas e a matriz de transição energética. A UE tem um investimento de cerca de 200 milhões de Euros no sector de energias renováveis e a visita da Comissária irá imprimir mais dinamismo.