VISITA DA ALTA COMISSÁRIA DO REINO UNIDO À CTA: Reino Unido pretende incrementar e diversificar o investimento privado em Moçambique

401

A Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, NneNne Iwuji-Eme, visitou a CTA na última quarta-feira, 9, onde reuniu-se com o Conselho Directivo, com o objectivo de reforçar as relações económica e empresarial existentes entre os dois países e identificar novos negócios.

A Alta Comissária do Reino Unido disse que os empresários do seu país pretendem investir em Moçambique, mas possuem pouca informação sobre as oportunidades de negócios existentes e os sectores com potencial.

NneNne Iwuji-Eme disse haver necessidade de promover contactos entre empresários moçambicanos e britânicos de modo a identificar-se as áreas de interesse comum para cooperação. O Reino Unido pretende intensificar a presença de empresas britânicas em Moçambique.

No encontro, a Direcção da CTA salientou a necessidade de diversificação das áreas de investimento, incluindo a agricultura e a indústria.

Os dois países pretendem potenciar os novos sectores de relação  empresarial, como os sectores de gás natural e petróleo, reforçando as áreas de cooperação já existentes, além das tradicionais, designadamente, educação, saúde, infra-estruturas, entre outras.

A Direcção da CTA reiterou a sua disponibilidade de mobilização de empresários moçambicanos para participação massiva nas conferências e fóruns realizados pelo Reino Unido.

Por exemplo, em Janeiro de 2020, o Reino Unido organizará  a UK-Africa Business Summit, que terá foco na agricultura.