Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

XIX CASP VAI DISCUTIR PROJECTOS ESTIMADOS EM USD 1,7 Mil MILHÕES

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, e o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, procederam, hoje, ao lançamento da XIX CASP – Conferência Anual do Sector Privado, o maior evento de diálogo público-privado e de discussão de negócios em Moçambique, que terá lugar nos dias 16 e 17 de Maio do ano em curso.

Subordinada ao lema: “Investimentos e Negócios em Ambiente das Medidas de Aceleração Económica: Desafios e Oportunidades, a XIX CASP compreende quatro principais componentes, nomeadamente: O Fórum de Diálogo Público-Privado (DPP); Promoção de Parcerias Bilaterais; Promoção de investimentos e Oportunidades de Negócio; e a Feira Imobiliária de Moçambique.

Em termos de investimentos, esta edição da CASP irá discutir uma carteira de projectos estimada em USD 1,7 mil Milhões, maioritariamente dos sectores da agro-indústria, turismo, infraestruturas e energia, e com potencial de gerar mais de 200 mil postos de empregos em cinco anos.

Sendo que o contexto actual é caracterizado pela existência de um instrumento centro de reformas, denominado o PAE, a componente de DPP estará concentrada na análise e perspectivas do impacto preliminar das medidas do PAE sobre o sector empresarial, sobretudo no que diz respeito a contínua necessidade de reformas para aliviar a carga fiscal, acesso ao financiamento, conteúdo local entre outros aspectos importantes.

Para permitir que as PME´s moçambicanas conheçam melhor os mercados internacionais e explorar as oportunidades existentes, a XIX CASP vai promover fóruns bilaterais, com destaque para a União Europeia, Portugal, Brasil, Holanda, França e Itália.
Para este ano, a CASP terá como inovação uma feira dedicada ao mercado imobiliário com vista a estimular este sector, em linha com a medida do PAE sobre a incorporação dos materiais locais no sector de construção.
Em termos de participação, estima-se mais de 4.000 presenciais e 20.000 virtuais à escala mundial, entre instituições públicas e privadas, empresários moçambicanos e estrangeiros, instituições financeiras de desenvolvimento, bancos comerciais, entre outros.

Nos links que se seguem, leia na íntegra os discursos do Ministro da Indústria e Comércio e do Presidente da CTA.
https://cta.org.mz/wp-content/uploads/2024/02/Intervencao-do-Presidente-da-CTA-no-lancamento-da-XIX-CASP.pdf
https://cta.org.mz/wp-content/uploads/2024/02/Discurso-do-Ministro-da-Industria-e-Comercio-no-lancamento-da-XIX-CASP.pdf

   

   

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top