XXX ASSEMBLEIA GERAL: CTA APROVA INSTRUMENTOS NORMATIVOS E O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2021

Reunida na sua XXX Assembleia Geral Ordinária, realizada hoje 1 de Abril, a CTA aprovou, em unanimidade, o novo Regulamento Eleitoral da CTA, o Relatório de Actvidades e Orçamento de 2020 e o Plano de Actividades e Orçamento para 2021.

Do total das actividades planificadas para o ano de 2020, foram implementadas 63,6%, sendo 40,9% na íntegra e 22,7% parcialmente, segundo indica o Relatório de Actividades de 2020.

A nível da execução orçamental, o volume de fundos mobilizadas em 2020 corresponde a 47,6% do total de receitas e a uma redução em 41 % face à execução de 2019.

As despesas realizadas perfazem 47.3% do total planificado, o equivalente a uma redução na ordem de 44% comparativamente à execução de 2019.

As variações negativas, tanto no volume de receitas como nas despesas, revelam os impactos da pandemia da COVID-19 sobre o curso das actividades no ano de 2020.

O Plano de Actividades para 2021, um instrumento que operacionaliza e materializa os objectivos estratégicos da CTA, assenta em 4 pilares estratégicos, cujo fim é o Fortalecimento da CTA na sua vocação primária de lutar por um cada vez melhor ambiente de negócios e promoção de desenvolvimento empresarial sustentável, nomeadamente: Aumentar a Produtividade do Diálogo Público-Privado; Aprofundar o Desenvolvimento Institucional da CTA; Competitividade do Sector Empresarial Moçambicano, e fortificar parcerias internas e externas.