ZIMBABWE PRETENDE INCREMENTAR INVESTIMENTO PRIVADO EM MOÇAMBIQUE

696

Os empresários zimbabweanos pretendem incrementar os investimentos em Moçambique em vários sectores, com maior incidência para o agronegócio, segundo anunciou ontem, 5 de Fevereiro, o Embaixador do Zimbabwe, Lieutenant General Douglas Nyikayaramba, durante a visita que efectuou à CTA.
No encontro com a CTA, foram identificadas outras áreas de interesse comum entre os empresários zimbabweanos e moçambicanos, onde podem cooperar mutuamente, como turismo, energia, recursos minerais, indústria e pesca.
O Embaixador partilhou o interesse do seu país na promoção de pacotes conjuntos de turismo, com vantagens e marketing mútuos entre os dois países. Para o efeito, o Ministro do Ambiente do Zimbabwe efectuará, brevemente, uma visita a Moçambique para estabelecer acordos neste sector.
Em relação ao agronegócio, abordou-se, entre outros aspectos, o desenvolvimento de um projecto de produção agrícola em 70 mil hectares, na província de Gaza, onde irá capitalizar-se a experiência do Zimbabwe.
É expectativa da CTA, que o encontro, com o diplomata zimbabweano, sirva de um importante ponto de partida para mudar o actual quadro das relações comerciais entre os dois países, que, nos últimos três anos, rondaram nos 56 milhões de dólares americanos por ano.