No âmbito da Missão Empresarial para Porto e Lisboa, a delegação empresarial moçambicana visitou os parques industriais na região da Santa Maria da Feira, no Porto, onde foram identificadas diversas oportunidades, sendo de destacar o interesse das empresas da região em se internacionalizar, buscando novos mercados.
Para a concretização deste interesse, a CTA, a Câmara Municipal da Santa Maria da Feira e o Governo de Moçambique através da sua Embaixada em Portugal, vão trabalhar num acordo de cooperação com os parques industriais de Moçambique.
Concretamente, pretende-se que as empresas sediadas nestes parques portugueses, com destaque para o Parque Industrial FIENS e Lusopark, possam se internacionalizar através dos parques industriais moçambicanos.
Importa refirir que, a região da Santa Maria da Feira é a maior zona industrial de Portugal e comporta diversos parques, com cerca de 17 mil empresas industriais.
Paralelamente, estas empresas, sediadas na Santa Maria da Feira, têm défice de mao-de-obra e procuram países que possam fornecer, tendo já iniciado fluxos de trabalhadores de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Neste contexto, Moçambique figura-se como sendo um dos potenciais fornecedores da mão-de-obra para esta zona industrial. Para o efeito, a Câmara Municipal, a CTA, a Embaixada de Moçambique em Portugal vão se engajar na quantificação das necessidades e inclusão das empresas moçambicanas de recrutamento para a materialização, abrindo-se, deste modo, uma excelente oportunidade.