Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

COMBATE À CORRUPÇÃO: CTA E GCCC REFORÇAM AS LINHAS DE ACTUAÇÃO NO ÂMBITO DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

A CTA manteve um encontro de trabalho com o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), que serviu para passar em revista a implementação do Memorando de Entendimento rubricado pelas duas instituições em 2019, bem como a materialização do Plano de Acção para os primeiros 100 dias de governação, no qual o sector privado é chamado para promover advocacia sobre prevenção e combate à corrupção no seio do tecido empresarial.

Dentre as actividades previstas no Memorando, constam a promoção ou capacitação dos membros da CTA com bases em módulos de prevenção e combate à corrupção; Elevar os padrões de transparência, integridade empresarial, boa governação entre os associados da CTA; Incrementar iniciativas no seio dos associados da CTA com o fito de prevenir e combater a corrupção; Reforçar a implementação de instrumentos legais sobre a prevenção e combate à corrupção na CTA e todos os sectores económicos representados.

Relativamente ao Plano de Acção para os primeiros 100 dias, perspectiva-se a promoção de memorandos de entendimentos tripartidos em sectores de potencial prática de corrupção e branqueamento de capitais, com destaque a Construção Civil, Imobiliária, bem como reforçar o envolvimento da Associação Moçambicana dos Bancos em actividades que visam desencorajar o branqueamento de capitais, conforme as recomendações da GAFIM.

Durante o encontro, a CTA partilhou com o GCCC, a problemática dos limites das transições bancárias no exterior, e defendeu que se encontre soluções tendo em conta as necessidades do sector empresarial.

Adicionalmente, reconheceu o trabalho que o GCCC tem desenvolvido em prol do combate à corrupção. A CTA entende que o GCCC podia ser mais reforçado de fundos para realização de seminários e outras actividades de relevância.

Igualmente, a CTA defendeu a necessidade de envolvimento de mais stakholders governamentais.

No final, as partes comprometeram-se a reforçar as equipas técnicas para acelerar o trabalho conjunto e alcance dos objectivos nos pontos concertados.

A CTA aproveitou o ensejo para felicitar a nova Directora do GCCC, Glória da Conceição Adamo, que substituiu Ana Maria Gemo Bié.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top