O Conselho Empresarial Provincial (CEP) de Sofala, em uma parceria com a Agência do Desenvolvimento do Vale de Zambeze (ADVZ) com a colaboração do Programa Manguana, está a levar a cabo, desde o dia 12 de Março de 2025, acções de capacitação das Associações Empresariais Provinciais e Distritais, particularmente as localizadas no Corredor de Desenvolvimento da Beira, que abrange a cidade da Beira, os distritos de Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Búzi.
O programa de capacitação compreende duas fases, sendo que na primeira, que iniciou na cidade da Beira, participaram associações maioritariamente do sector do Agronegócios ou relacionados, na qual foram ministradas matérias ligadas com as linhas estractégiacs de actuação das associações empresarias.
Igualmente, foram ministradas matérias sobre como fortalecer as associações comerciais e empresariais da Província de Sofala, para melhorar a sua participação no processo de desenvolvimento económico, tendo como resultado final associações robustas e representativas na articulação com o Governo no âmbito do Diálogo Público-Privado.
Revitalização do CED de Dondo
Ainda nesta primeira fase, foi revitalizado o Conselho Empresarial Distrital de Dondo, tendo os associados se beneficiado de uma palestra motivacional sobre a importância do associativismo.
No âmbito deste processo de revitalização do CED de Dondo, foi marcado o dia de realização de eleições dos órgãos sociais e a respectiva tomada de posse, bem como a preparação das matrizes dos constrangimentos e oportunidades no sector do Agronegócios.
Nhamatanda e Gorongosa: reflexão sobre o ambiente de negócio
Já nos distritos de Nhamatanda e Gorongosa, as capacitações versaram sobre a situação do actual ambiente de negócios nestes distritos e foi feito o levantamento das associações existentes e empresas com impacto. Foram apresentados os módulos sobre o Diálogo Público-Privado e harmonização das matrizes de constrangimentos e de oportunidades de desenvolvimento do sector privado local, a serem submetidas ao Gabinete do Administrador.
Em complementaridade a este trabalho de capacitação, os membros foram induzidos sobre a forma de composição da lista de membros dos diferentes pelouros.
Criação de CED de Búzi
Por último, no distrito de Búzi, as acções estiveram mais concentradas na consolidação do trabalho em curso visando a criação do Conselho Empresarial Distrital.
Importa referir que, em todas estas actividades notou- se a participação dos membros dos Governos Distritais, com realce para os administradores e membros dos Concelhos Municipais.