O Ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil, Ricardo Sengo, recebeu hoje (12 de Junho), uma delegação do sector privado, liderada pelo Presidente da CTA, Álvaro Massingue, no âmbito dos preparativos das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
O encontro teve como principal objectivo, reforçar a colaboração entre o Governo e o sector privado na organização das festividades, cuja cerimónia central terá lugar no dia 25 de Junho, no Estádio da Machava, com a presença de altas individualidades nacionais e internacionais .
Durante a sessão, o Vereador para a área de Infraestruturas e Salubridade do Conselho Municipal de Maputo, João Munguambe, apresentou as actividades em curso nas áreas de limpeza e salubridade, reabilitação de infraestruturas e espaços públicos, bem como ornamentação, eventos e promoção do turismo.
Na ocasião, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, assegurou que o sector privado está empenhado em mobilizar empresas e empresários, considerando que participar nestas celebrações é um ganho para cada actor económico, pois representa uma oportunidade de contribuir para um marco histórico que honra os moçambicanos e as empresas nacionais.
O Ministro Ricardo Sengo sublinhou que o sucesso das comemorações depende do trabalho conjunto entre o Governo, o sector privado e as empresas públicas, reforçando a importância de um envolvimento activo e coordenado.
Presente no encontro, a Presidente do Conselho de Administração do IGEPE – Instituto de Gestão das Participações do Estado, Ana Senda, garantiu que as empresas participadas pelo Estado estão, igualmente, envolvidas, trabalhando para assegurar contribuições concretas nos seus sectores de actividade.
A mobilização de apoios já está em curso, e várias empresas aderiram à iniciativa, como é o caso de Transportes Catoja, Nifiquili, Help, Continental, Afrin, Cotur, Mondego, Teixeira Duarte, Testop, Clean África, MozParks e Apturma, incluindo a FEMATRO. A expectativa é de que mais empresas se juntem à causa nos próximos dias.
As celebrações dos 50 anos da Independência Nacional representam um momento de união e afirmação do compromisso colectivo com o progresso do país.