Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CENTRAL DE REGISTO DE GARANTIAS MOBILIÁRIAS: CTA PARTICIPA NO PRIMEIRO SEMINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO

A CTA, através do Pelouro de Política Monetária e Serviços Financeiros, participou hoje, no Primeiro Seminário do Grupo de Trabalho da Central de Registo de Garantias Mobiliárias.

O evento reuniu representantes do International Finance Corporation (IFC), da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, bem como empresários e outros convidados de relevo.

Esta iniciativa assinala o início de uma nova fase na consolidação de um ambiente jurídico e institucional mais propício ao acesso ao crédito em Moçambique.

Na sua intervenção, o Vice-presidente do Pelouro de Política Monetária e Serviços Financeiros, Egas Daniel, sublinhou a pertinência de uma acção coordenada para a implementação da fase 2 do projeto, que tem como objectivos centrais: Promover a inclusão financeira; Fomentar o empreendedorismo; E dinamizar a economia nacional por meio da utilização de bens móveis como garantias de crédito.

Na ocasião, a CTA defendeu a urgência de desenvolver soluções que assegurem um quadro legal moderno e eficiente; Um sistema de registo eletrónico funcional, acessível e seguro; Uma estratégia de comunicação eficaz; E uma capacidade institucional sólida para sustentar o sistema a longo prazo.

A CTA considera este seminário um passo importante para o diálogo construtivo e partilha de ideias entre os diversos actores, na construção de um sistema de crédito mais acessível e justo, alinhado com os desafios e oportunidades do desenvolvimento económico de Moçambique.

Importa destacar que, a CTA preside o Comité Director do Projecto, contando com o apoio técnico e institucional do IFC e de outros parceiros estratégicos. O compromisso conjunto visa reforçar a infraestrutura legal e operacional para facilitar o crédito, em especial ao sector privado, contribuindo para um sistema financeiro mais inclusivo, dinâmico e resiliente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top