Decorre em Maputo, desde o dia 11 de Junho com o término previsto para 8 de Julho, a primeira edição de formação executiva em matéria de mercados de capitais, inserida no ciclo de capacitações empresariais promovidas pela CTA e parceiros. Uma das inovações do programa, é a introdução da componente de incubação.
O objectivo desta formação, é capacitar os gestores executivos com conhecimentos essenciais ao atendimento e participação nos mercados de capitais no País, seja do ponto de vista de quem procura financiamento ou na perspectiva do investidor.
Na sessão de abertura da formação, o Presidente do Pelouro de Política Monetária e Serviços Financeiros, Bilal Seedat, destacou a relevância desta formação, num contexto em que o acesso ao financiamento continua a ser um dos maiores obstáculos para o sector privado nacional, em especial para os jovens empreendedores. Por isso, torna-se imperioso investir em literacia financeira e no domínio prático dos instrumentos e dinâmicas dos mercados de capitais.
Importa referir que, o mercado de capitais constitui um dos pilares fundamentais do desenvolvimento económico sustentável. Oferece alternativas sólidas de financiamento para as empresas – com destaque para as de pequena e média dimensão – e é, igualmente, um instrumento de inclusão financeira e democratização do investimento.
Por seu turno, o Reitor da UP, Professor Doutor Jorge Ferrão, realçou a relevância desta formação para os quadros seniores de empresas e agentes do Estado com responsabilidade nesta área (regulador, gestores de empresas e participações públicas, entre outros).
O curso decorre no formato híbrido (presencial e virtual), com 9 sessões e 2 seminários.
São parceiros deste programa de formação e incubação, a Bolsa de Valores de Moçambique, a Universidade Pedagógica e a FINANTIA.