No âmbito das relações de cooperação entre Moçambique e Turquia, teve lugar hoje, em Maputo, um Encontro Empresarial Bilateral (B2B) entre empresários dos dois países, que serviu para identificar oportunidades de negócios e de parcerias, mormente, para dinamizar a produção nacional de vestuário e têxteis, para consolidar cadeias logísticas e para fomentar o surgimento de um parque industrial moderno, competitivo e sustentável.
A presença de empresas turcas de sectores estratégicos, como substâncias e produtos químicos, metais ferrosos e não ferrosos, aço e derivados, maquinaria e acessórios industriais, confeitaria, frutos secos, aquacultura e vestuário, foi uma radiografia do vasto leque de soluções que a indústria turca tem a oferecer, que pode responder a muitas das necessidades actuais do tecido económico moçambicano.
“Precisamos de maquinaria, tecnologia e know-how para alavancar os sectores da agroindústria, da indústria ligeira, da metalomecânica, da química e da transformação de recursos minerais e pesqueiros”, elucidou o Presidente do Conselho Fiscal da CTA, Aly Lalgy, na sessão de abertura.
Do lado das oportunidades, Moçambique oferece acesso preferencial a mercados regionais como a SADC e a África Austral, estabilidade macroeconómica crescente, vastas reservas de recursos naturais e uma juventude pronta para aprender e empreender.
A CTA mostrou disponibilidade para apoiar na facilitação de parcerias, na partilha de informação de mercado, no matchmaking empresarial e no diálogo permanente com as autoridades públicas.