Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E EMBAIXADA DA FRANÇA PREPARAM FÓRUM DE NEGÓCIOS

A CTA recebeu hoje, o Embaixador da França em Moçambique, Yann Pradeau, num encontro que serviu para identificar os mecanismos de fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. Para o efeito, foi acordada a realização de um Fórum de Negócios Moçambique – França em Outubro deste ano e o reforço dos mecanismos de colaboração entre a CTA e a sua congénere francesa, a MEDEF – Mouvement des Entreprises de France, bem como o seu parceiro EVOLEN – a principal associação de empresas de energia da França, onde a Total e a Technip são membros activos.

A Embaixada da França está disponível a cooperar com a CTA para o aumento das trocas comerciais e diversificação das áreas de cooperação, através dos seus departamentos ultramarinos (Ilhas de Reunião e Mayotte) localizados no Oceano Índico, que registaram reformas significativas no processo de importações. Reunião é uma ilha ao leste de Madagascar, enquanto Mayotte faz parte do arquipélago de Comores, situado entre Madagascar e Moçambique. Ambas são regiões da França e podem servir de polo para Moçambique exportar os seus produtos para a França, aproveitando a localização estratégica das ilhas para expandir as suas exportações.

A cooperação entre Moçambique e as ilhas francesas do Oceano Índico, como Mayotte, pode ser muito benéfica para ambos lados. A exportação de água mineral de Moçambique para Mayotte pode ser uma oportunidade interessante, considerando a dificuldade de produção de água mineral na ilha.
A MEDEF pode desempenhar um papel importante na facilitação das ligações empresariais entre Moçambique e França, ajudando a promover a cooperação e o comércio entre os dois países.
Essa cooperação pode trazer benefícios mútuos, como o aumento e diversificação das exportações moçambicanas, o acesso a novos mercados e oportunidades de negócios e o fortalecimento das relações económicas entre Moçambique e França.

Importa referir que a França tem sido, ao longo dos anos, um parceiro estratégico de Moçambique, com investimentos relevantes em sectores prioritários como energia, infraestruturas, agricultura, turismo e, mais recentemente, na indústria extractiva.

Apesar destes avanços, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, reconheceu que ainda existe um grande potencial por explorar. “Há espaço para expandir e diversificar esta relação, não apenas ao nível das trocas comerciais, mas também na cooperação institucional e nos investimentos estruturantes para o desenvolvimento sustentável”, salientou na sua intervenção durante o encontro.

A CTA está disponível para trabalhar com a Embaixada da França nestas iniciativas concretas que contribuam para o aprofundamento da cooperação económica e o fortalecimento do sector privado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top