A CTA recebeu hoje, 26 de Junho, o Embaixador do Egipto em Moçambique, Mohamed Farghal, num encontro que serviu para identificar áreas de interesse comum para cooperação económica e mecanismos para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
Durante o encontro, o Embaixador Mohamed Farghal propôs à CTA a organização de uma Missão Empresarial ao Egipto no quadro da visita de trabalho do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, inserida nos 50 anos das relações de cooperação entre os dois países.
O Embaixador do Egipto referiu que esta Missão Empresarial irá facilitar bolsas de contactos entre empresários moçambicanos e egípcios, abrindo uma nova etapa de cooperação.
Igualmente, o diplomata egípcio mostrou disponibilidade para cooperar na área de segurança, o que pode ser fundamental para aliviar a questão de insegurança para os empresários.
Cooperação económica
Importa referir que o Egipto é uma das economias mais relevantes de África, com um PIB de cerca de 475 mil milhões de dólares americanos em 2023, e tem uma forte base nos sectores de Energia, Construção, Logística, Indústria Farmacêutica e Agro-indústria.
Dados disponíveis indicam que, nos últimos anos, as exportações de Moçambique para o Egipto situaram-se em torno de 6 a 8 milhões de dólares por ano, com destaque para produtos agrícolas e minerais, enquanto as importações do Egipto para Moçambique incluem fertilizantes, medicamentos e equipamentos, num volume anual médio de mais de 10 milhões de dólares.
A CTA está disponível para colaborar com a Embaixada do Egipto e organismos empresariais daquele país no sentido de organizar missões empresariais, promover encontros sectoriais nos domínios de interesse comum, estabelecer um canal de diálogo permanente com os sectores privados dos dois países, e apoiar projectos conjuntos nos sectores agrícola, industrial e logístico, incluindo zonas económicas especiais.