No âmbito da diplomacia económica, a CTA manteve hoje, 26 de Junho, um encontro com o Embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Júnior, para o reforço das relações económicas e empresariais entre os dois países.
Durante o encontro, o Embaixador Ademar Seabra anunciou que mais de 40 empresas brasileiras, maioritariamente ligadas aos sectores de agricultura, pecuária, energias renováveis e biocombustíveis, estão interessadas no mercado moçambicano. Para o efeito, irão iniciar em breve encontros virtuais, seguidos de encontros de negócios bilaterais (B2B) permanentes rumo à concretização dos investimentos.
Parceria estratégica
O diplomata brasileiro referiu que o encontro com a CTA marca mais um passo decisivo no fortalecimento das relações económicas e institucionais entre Moçambique e o Brasil. Para Moçambique, o Brasil é um parceiro estratégico, não apenas pelas afinidades culturais e linguísticas, mas também pela sua reconhecida capacidade de inovação, liderança em desenvolvimento sustentável e pela experiência consolidada em sectores fundamentais como a agricultura, agroindústria, energias renováveis, pecuária, indústria farmacêutica, turismo, desenvolvimento tecnológico e economia circular.
Comércio bilateral
No domínio do comércio bilateral, o volume total de trocas comerciais entre Moçambique e Brasil ultrapassou os 100 milhões de dólares americanos em 2024, com destaque para as exportações brasileiras para Moçambique, compostas por óleos vegetais e animais, máquinas e equipamentos de transporte, produtos alimentares e matérias-primas industriais. Do lado moçambicano, os principais produtos exportados para o Brasil foram bebidas, tabaco, produtos agrícolas e minerais.
Olhando para estes fluxos comerciais, embora ainda modestos, Moçambique e Brasil apresentam um enorme potencial de expansão e diversificação de sectores de cooperação económica.
Oportunidades de cooperação
No encontro, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, referiu que a CTA está disponível a apoiar empresas brasileiras interessadas em explorar o mercado moçambicano, estabelecer parcerias estratégicas com empresas locais e investir nos nossos sectores prioritários, com destaque para agricultura e agroprocessamento, pecuária, energias renováveis, infraestruturas, transportes e logística, turismo, indústria transformadora e farmacêutica.
Participação na COP30
Durante o encontro, o Embaixador do Brasil convidou a CTA a integrar a delegação moçambicana que vai participar na 30.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ter lugar em Novembro de 2025, em Belém do Pará, no coração da Amazónia brasileira.
A COP30 representa um momento simbólico e estratégico para a agenda climática global, marcando os 20 anos do Protocolo de Quioto e os 10 anos do Acordo de Paris.
De acordo com o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, para Moçambique, um país particularmente vulnerável aos impactos das mudanças climáticas, esta será uma oportunidade ímpar para consolidar alianças, partilhar experiências e atrair investimentos verdes, com o sector privado como actor central.
Enquanto representante do sector privado moçambicano, a CTA, identificou áreas prioritárias para sua participação e engajamento na COP30, nomeadamente: Energias renováveis e transição energética justa; Mercados voluntários de carbono; Agricultura sustentável e resiliente ao clima; Economia circular e gestão de resíduos; e Turismo sustentável e regenerativo.