O Pelouro da Mulher e Jovens Empresários, PME’s e Empreendedorismo da CTA realizou um encontro de trabalho com a equipa da GIZ, com o objectivo de criar sinergias para capacitar jovens, especialmente mulheres, visando a sua integração no mercado de trabalho.
Durante o encontro, a GIZ partilhou algumas actividades que tem vindo a desenvolver em colaboração com o Governo de Moçambique, em particular com o Ministério da Educação e Cultura, focadas em melhorar a educação e a formação profissional. Estas acções visam aumentar as oportunidades de emprego, estimular o empreendedorismo e impulsionar a produtividade nos diversos sectores de actividade.
Igualmente, a GIZ está a apoiar a elaboração de um plano estratégico para a educação profissional, com enfoque em empreendedorismo inclusivo, que contempla mulheres, questões de género e pessoas com deficiência.
A GIZ anunciou, também, a realização de um Fórum de Diálogo Público-Privado, agendado para o mês de Agosto do corrente ano. O evento terá como foco o apoio à inserção de mulheres nos sectores de transportes e logística. Na ocasião, será apresentado um relatório sobre práticas sustentáveis (práticas verdes) nestes sectores.
Por sua vez, o Pelouro manifestou interesse e total disponibilidade para colaborar, destacando a importância de envolver também o Pelouro de Desenvolvimento de Capital Humano, por este lidar directamente com temáticas relacionadas à capacitação e ao emprego.
No final do encontro, foi sugerida a criação de um mecanismo de trabalho estruturado, através da elaboração de um programa de acções conjuntas, onde todos os intervenientes tenham papéis claramente definidos, bem como a implementação de um sistema de monitoria das acções e estratégias, de modo a garantir os resultados esperados.