O Presidente do Pelouro da Sustentabilidade, Economia Circular e Ambiente da CTA, os Vices Presidentes e o Assistente reuniram-se com o Secretário de Estado da Terra e Ambiente, acompanhando pela sua equipe de Directores Nacionais, com o objectivo de discutir assuntos de interesse comum e fortalecer a cooperação entre os sectores público e privado para um futuro mais sustentável.
Durante o encontro, as partes discutiram a importância de se realizarem encontros regulares e exploraram abordagens conjuntas para enfrentar os principais desafios ambientais do país.
Na ocasião, o Presidente do Pelouro, João Frade, sublinhou a importância de um diálogo permanente e construtivo entre os sectores público e privado como elemento essencial para um desenvolvimento sustentável e harmonioso do país.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Terra e Ambiente encorajou o sector privado a adoptar uma postura mais proactiva, especialmente no que se refere à sua participação em questões ambientais. Lamentou a fraca participação do sector privado em questões de sequestro de carbono e sugeriu a organização de eventos conjuntos, focados na biodiversidade e outras temáticas ambientais.
O Secretário de Estado destacou, também, a importância de uma maior divulgação e debate em torno da Responsabilidade Alargada de Produtores e Importadores de Embalagens, bem como a necessidade de o sector privado envolver-se de forma mais activa na gestão de resíduos sólidos, reciclagem de plásticos e adopção do Selo de Qualidade Ambiental como garantia da qualidade dos produtos moçambicanos. Incentivou ainda as empresas a criarem departamentos ambientais internos e a priorizarem a segurança no trabalho.