No âmbito da ronda das visitas aos membros na província de Nampula, a CTA reuniu-se na tarde de hoje com a Associação de Hotelaria e Turismo (ASSHOTUR) e com a Associação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras de Nampula (AMEEN).
Durante o encontro, os representantes da ASSHOTUR destacaram como preocupações a concorrência desleal com o aparecimento de “bottle stores” que comercializam bebidas alcoólicas para o consumo no local e de viaturas de venda de refeições na rua, bem como restaurantes transformados em discotecas no período nocturno. Para eles, constitui uma grande preocupação a desvalorização do conteúdo local e do papel das associações empresariais e os descarados índices de corrupção nos concursos de fornecimento de serviços de alojamento e de catering.
A AMEEN congratulou a iniciativa da CTA e fez votos para continuar com esta abertura e diálogo. A associação está numa fase inicial e precisa de apoio da CTA para se definir ao nível local e divulgar as suas acções.
O Presidente do Pelouro de Desenvolvimento Associativo, Ética e Boa Governação da CTA, Abdul Razaque, explicou o conceito de Associativismo, destacando que os membros devem dar tudo de si sem esperar benefícios imediatos. A dedicação e determinação dos membros pode trazer resultados positivos para a colectividade. “Não podemos esperar resultados sem semear”, enfatizou.
Intervindo, a Directora Executiva da CTA, Teresa Muenda, referiu que o Pelouro da Mulher e Jovem Empresários, PME’s e Empreendedorismo da CTA tem vindo a desenvolver várias actividades, tanto na área de capacitação como na área de financiamento. Demonstrou total abertura do CEP e da CTA ao nível central para dar todo o apoio técnico a todas as associações empresariais, tendo destacado que apenas a coesão do sector privado poderá fazer a diferença na dinamização da economia do país.
Amanhã está prevista a realização de um encontro alargado com todos os membros da província de Nampula para apresentar o projecto do plano estratégico da CTA e recolher contribuições dos associados.