Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA ASSOCIA-SE À CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIMENTOS DE TETE E DEFENDE FOCO EM RESULTADOS CONCRETOS

A CTA participou na cerimónia de lançamento da Conferência Internacional de Investimentos de Tete (CIIT) 2026, a ter lugar de 8 a 10 de Outubro deste ano, na Cidade de Tete.

Intervindo na cerimónia de lançamento, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, saudou o Governo da Província de Tete pela “visão estratégica” da iniciativa e destacou o papel do sector privado na transformação das potencialidades da província em investimento, industrialização, emprego e prosperidade.

“A CTA associa-se plenamente a esta iniciativa porque acredita que o desenvolvimento sustentável de Moçambique depende da capacidade de transformar as potencialidades das nossas províncias em investimento, industrialização, emprego e prosperidade”, afirmou Massingue.

O Presidente da CTA destacou a posição geoestratégica de Tete, a combinação rara de recursos minerais, potencial agrícola, capacidade energética e oportunidades industriais.

Reafirmou o compromisso da CTA em trabalhar com o Governo Provincial de Tete na mobilização de investidores nacionais e estrangeiros, instituições financeiras e parceiros de cooperação.

Sob o tema “Tete no Horizonte de Investimentos: Oportunidades para uma Nova Era de Desenvolvimento”, o Governador da Província de Tete, Domingos Viola, apresentou a conferência como uma plataforma para mobilizar investimentos, apresentar projectos estruturantes e construir parcerias estratégicas.

Ambiente de negócios e apelo aos investidores

No seu discurso de lançamento, o Ministro da Economia, Basílio Muhate, afirmou que a conferência “representa muito mais do que uma agenda económica” e simboliza “o compromisso do Governo em transformar o enorme potencial das províncias em oportunidades concretas de crescimento inclusivo, industrialização, criação de emprego, geração de rendimento e melhoria efectiva das condições de vida dos moçambicanos”.

O ministro garantiu que o Executivo continuará a trabalhar na melhoria do ambiente de negócios, simplificação de procedimentos e criação de condições de estabilidade e segurança para o investimento.

Muhate sublinhou o papel de Tete na agenda energética nacional, com a presença da Barragem de Cahora Bassa e as perspectivas da construção da Barragem de Mpanda Nkuwa que representam, não apenas símbolos da capacidade energética nacional, mas também plataformas fundamentais para impulsionar a industrialização e expandir o acesso à energia.

Terminou convidando investidores a participar activamente na conferência, que deverá funcionar como plataforma para apresentação de projectos, mobilização de financiamento e estabelecimento de parcerias estratégicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top