A CTA recebeu hoje (5 de Agosto) o Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Claver Gatete, que se encontra em visita de trabalho ao país.
O encontro teve como objectivo auscultar o sector privado moçambicano sobre o ambiente de negócios e os principais desafios que as empresas enfrentam.
Durante o encontro, a CTA partilhou com o dirigente da UNECA os constrangimentos que continuam a condicionar a competitividade e o crescimento do tecido empresarial nacional.
Entre os principais desafios, destacou os elevados custos de produção causados em parte pela crise de combustíveis e pela instabilidade cambial; elevada carga fiscal; falta de competitividade dos portos moçambicanos face aos países da região, um factor que compromete a integração de Moçambique nas cadeias logísticas regionais; elevados custos de electricidade, sobretudo para a indústria; burocracia excessiva e falta de incentivos sobretudo para as PME’s.
Para a CTA, o encontro com o Secretário Executivo da UNECA constituiu uma oportunidade de alinhar a agenda do sector privado moçambicano com as prioridades de desenvolvimento de África, no âmbito da Agenda 2063 e da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCAf).
A Confederação reiterou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar com parceiros nacionais e internacionais na criação de um ambiente de negócios mais previsível, competitivo e favorável ao investimento.